Sou da periferia de Osasco, região próxima do Jardim Santo Antônio. Durante o período de pandemia tive bastante dificuldade na parte financeira, pois com o fechamento do comércio afetou diretamente na minha renda pois sou vendedor. Essa dificuldade foi vista também na comunidade onde temos muitos trabalhadores informais. Outra dificuldade foi conscientizar a população a utilizar máscara, além de não ter sido distribuído gratuitamente pelo poder público.

Individualmente tive muita dificuldade por morar sozinho e com a quarentena não poder socializar. No relacionamento social da sociedade o medo e o estresse era muito comum. Por se tratar de uma doença contagiosa a comunidade ficou com muitas dificuldades de se reunir, porém teve muita ajuda para cadastrar as pessoas que não tinham acesso a internet para receber o auxílio emergencial.

A prefeitura de Osasco concedeu as famílias com alunos matriculados na rede pública um vale alimentação para suprir as necessidades alimentar referente a merenda escolar. Apesar de alguns esforços feitos pelo poder público, infelizmente a comunidade passou por muitos problemas principalmente na parte financeira e no desempenho escolar. Uma participação mais ativa e coordenada entre o município, o Governo do Estado e o Governo Federal poderia ter ajudado os trabalhadores informais comprando ou divulgando seus produtos e após o momento mais crítico mutirões de vagas de emprego e um programa para diagnosticar as perdas educacionais do período teriam sido muito importante para a comunidade.