Testemunho: Robson Carlos Moura
Dificuldades vivenciadas por você e sua comunidade: Tivemos dificuldade em exercemos nosso trabalho, em alguns casos, e em outros, a comunidade ficou exposta ao vírus, visto que muitas trabalhavam com funções consideradas essenciais. De primeiro momento, não houve um entendimento mútuo da situação, que só aconteceu após o início das mortes de pessoas próximas. Percebi também o aumento de pessoas que começaram procurar alimentos ou materiais de reciclagem no lixo.
A sensação de segurança pessoal e na comunidade desde o início da pandemia: Nenhuma. Sinto que a comunidade ficou exposta em toda a pandemia.
A sensação de bem-estar desde o início da pandemia (saúde física e emocional, segurança alimentar, segurança ambiental, relação familiar, acesso à ao sistema de saúde): Não me senti muito diferente do que outros tempos. As inseguranças, em todos os quesitos, sempre foram presentes.
Medidas tomadas pela comunidade e pelo estado para lidar com a pandemia e seu impacto/limitações: Não houve uma organização comunitária no combate à pandemia. Sobre o Estado, houve total incompetência e abandono para com a comunidade.
Papel da imprensa ao representar a sua comunidade: Nenhum. A imprensa não se mostrou presente.
Como as pautas de políticas públicas têm considerado os desafios da sua comunidade: São propostas superficiais que não saem do papel.
O que poderia ter sido feito para mitigar ou resolver as dificuldades enfrentadas na pandemia: Deveriam ter disponibilizado meios e estrutura pra população de baixa renda realmente se isolar, pois o auxílio emergencial não deu conta de todas as demandas que ja existiam e surgiram nas comunidades durante a pandemia.