Este testemunho seguiu o roteiro de perguntas utilizado na primeira fase do projeto:

1. Quais as principais dificuldades vivenciadas por você e sua comunidade desde o início da pandemia?  

As dificuldades foram inúmeras, o medo , o ficar em casa , e não poder ajudar as pessoas que eram acompanhadas pelo movimento pois muitas estavam em tratamento de hanseníase e precisavam das ações do movimento.

2. Qual tem sido o impacto da pandemia em sua segurança pessoal e na de sua comunidade desde o início de 2020?

A sensação de segurança era quase nula, porém procuramos orientar a nossa comunidade a se proteger do vírus procurando ficar em casa , porém o ficar em casa não era fácil para os trabalhadores informais da nossa comunidade.

3. Você poderia falar um pouco sobre sua sensação de bem-estar desde o início da pandemia (saúde física e emocional, segurança alimentar, segurança ambiental, relação familiar, acesso à ao sistema de saúde, etc.)?

A sensação de bem estar das pessoas da nossa comunidade ( pessoas com hanseníase) foi emocionalmente afetada devido a preocupação do acesso às medicações que precisavam receber para da continuidade ao tratamento e que faltou no ano de 2020 , houve também a dificuldade do acesso a renda pois muitos trabalhadores eram informais e ficaram sem levar o alimento para casa, chegando até nós as solicitações de ajuda.

4. Quais medidas têm sido tomadas em termos comunitários a fim de lidar com estes problemas e qual a eficácia destas medidas?

As medidas tomadas foram coletar informações da falta de medicação junto a nossa comunidade através de links e divulgar as solicitações através de gravação de vídeos na mídia e começar a mobilizar a sociedade civil para ajudar na questão do apoio de arrecadação de cestas básicas e assim conseguimos amenizar um pouco a situação de alguns.

5. E que medidas governamentais (municipais, estaduais, federais) têm sido tomadas para atender as necessidades da sua comunidade durante a pandemia? Qual o impacto destas medidas?

Não existiu medidas governamentais em geral para nossa comunidade como deveria , mas se conseguiu da uma pressão no governo quanto a questão da medicação que estava em falta.

6. Em algum momento sua comunidade/organização precisou acionar os poderes judiciário ou legislativo para fazer valer os direitos dos cidadãos que ali habitam?

7. Você acha que a situação da sua comunidade durante a pandemia tem sido adequadamente divulgada e representada na mídia?

8. E nas pautas de políticas públicas?

Na pandemia tanto a mídia quanto as políticas eram voltadas somente para a covid 19, deixando de lado o olhar para outros agravos e com isso veio a grande preocupação que é a queda de números de caso de hanseníase ou seja muitas pessoas doentes sem diagnóstico durante esse período .

9. O que você acha que deveria ser feito para mitigar ou resolver as dificuldades enfrentadas na pandemia?

Os governos do modo em geral precisa criar canal de diálogo com a sociedade civil para assim se discutir a implementação de politicas publicas já elaboradas e executa-las para o bem estar das comunidades .